CBV promove debate sobre a preparação física com foco no atleta

Publicado em: 13/08/2020 22:31

A Academia do Voleibol proporcionou mais um encontro com muita troca de conhecimento na noite desta quinta-feira (13.08). A palestra teve como tema “A preparação física com foco no atleta” e foi apresentada pelos preparadores físicos da seleção brasileira feminina de vôlei, José Elias Proença e Fábio Correia. O encontro virtual foi transmitido de forma gratuita pelo Canal Vôlei Brasil e aberto ao público em geral.

A iniciativa da CBV, que começou em maio, visa levar o conhecimento a todos os membros da comunidade do voleibol durante a pandemia da COVID-19, enquanto as competições esportivas da modalidade seguem suspensas.

O preparador físico da seleção feminina José Elias Proença iniciou a explanação falando sobre os objetivos do treinamento e enfatizou a importância de um trabalho integrado.

“Nosso objetivo é promover o desenvolvimento atlético e a prevenção de lesões. O desenvolvimento do atleta requer uma abordagem integrada, que foque a pessoa por completo, em vez de componentes separados”, afirmou José Elias Proença.

O preparador físico ainda falou sobre o núcleo central do programa de treinamento que é dividido em duas partes. Na primeira, as metas dos atletas como aumentar a longevidade, a produtividade na carreira e o controle no processo. Já na segunda, a busca pela otimização do potencial dos atletas com a programação anual, a eficiência nos movimentos e a progressão longitudinal.

Ao falar especificamente do voleibol, José Elias Proença abordou como objetivos específicos a força explosiva, a velocidade de reação, a resistência muscular localizada e a agilidade.

Na sequência da apresentação de José Elias Proença foi a vez do preparador físico Fábio Correia desmembrar as características de uma preparação física completa.

“A preparação física é integrada. Nós preparamos o atleta através da estrutura de treinamento para ele se desenvolver como um todo. É fundamental o diálogo do preparador físico com o treinador e toda a comissão técnica. Outro ponto importante é trabalharmos a saúde e a performance paralelamente”, disse Fábio Correia.

A Academia do Voleibol já proporcionou 28 reuniões virtuais com temas variados sobre vôlei de praia, vôlei de quadra e Comissão Nacional de Treinadores (Conat). O conteúdo posteriormente também fica disponibilizado no YouTube da CBV.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro


Parceiros Oficiais