CBV implementa política inédita de equidade de gênero e valorização da diversidade

Pioneirismo

9 de agosto de 2022

CBV é a primeira confederação desportiva a aplicar política de equidade de gênero e valorização da diversidade

(Divulgação)

Para reafirmar seu compromisso com um ambiente livre de preconceito e discriminação, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) se tornou a primeira confederação esportiva do Brasil a adotar uma política interna para promover a equidade de gênero e a valorização da diversidade. O documento já está em vigor, após ser validado pela CEO Adriana Behar.

“O Brasil é um país plural, e precisamos refletir esta diversidade em nossos quadros, em nossos eventos, em nossas equipes. A política de equidade de gênero e valorização da diversidade é uma ferramenta poderosa e importante para avançarmos nessas áreas. Queremos reforçar a inclusão, o diálogo e o conhecimento, em prol de um ambiente saudável para o desenvolvimento do voleibol, no qual todos os envolvidos sejam valorizados e respeitados, independentemente de gênero, raça, origem, crença, idade ou de qualquer outra natureza”, explica Adriana. 

Em março, a CBV anunciou que pela primeira vez na história das seleções brasileiras de vôlei, duas mulheres integrariam comissões técnicas como treinadoras. Na iniciativa para estimular a presença feminina nas equipes de comando, Karina de Souza assumiu como auxiliar da seleção feminina sub-20 e Mirtes Benko, da sub-18 feminina. A dupla tem mais de 20 anos de experiência no voleibol.

A nova política reforça o combate ao assédio (moral e sexual) e a todas as formas de preconceito, além de promover a diversidade e a igualdade de representação e de oportunidades. A CBV assume o compromisso institucional de basear suas decisões exclusivamente em fatores objetivos, promover ambientes inclusivos, formar e desenvolver equipes diversas, e se posicionar ao presenciar condutas excludentes ou atitudes discriminatórias. Serão disponibilizados canais para receber manifestações relacionadas ao tema, realizados treinamentos periódicos e palestras informativas. O objetivo é zelar pelo respeito às individualidades de atletas, integrantes de comissões técnicas, árbitros, colaboradores, dirigentes, voluntários e prestadores de serviço.  

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro