CBV realiza encontro virtual sobre o papel da Justiça Desportiva no voleibol brasileiro

Publicado em: 09/07/2020 22:06

A quinta-feira (09.07) foi de muito aprendizado e troca de conhecimentos para cerca de 100 profissionais do esporte na 19ª edição da Academia do Voleibol. O encontro virtual realizado pelo Confederação Brasileiro de Voleibol (CBV) teve como tema o papel e o funcionamento da Justiça Desportiva no vôlei brasileiro. A apresentação do assunto ficou sob o comando do Dr. Leonardo Andreotti, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Esportivo, e teve a mediação do superintendente de competições de vôlei de quadra da CBV, Renato D´Avila. 

Logo no começo da palestra, o Dr. Leonardo Andreotti destacou o objetivo primordial da Justiça Desportiva no esporte brasileiro. “A principal função da Justiça Desportiva é proteger as competições. Quando isso acontece, a integridade do esporte é preservada e, consequentemente, o seu equilíbrio como um todo”, afirmou Leonardo Andreotti, que ainda chamou a atenção para a união entre os envolvidos no processo esportivo. 

“O Justiça Desportiva é muito importante para o desenvolvimento do esporte nacional. Quando ocorre uma sinergia entre tribunal, federações e confederações, todos têm muito a ganhar com isso”, garantiu Andreotti. 

O presidente do Instituto Brasileiro de Direito Esportivo abordou diversos assuntos como condutas antidesportivas, a globalização e as especificidades das questões relacionadas ao tribunal disciplinar, critérios usados em ações judiciais no esporte, medidas provisórias, arbitragem, entre outros. 

O diretor executivo da CBV, Radamés Lattari, agradeceu a participação do Dr. Leonardo Andreotti, que também é Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da CBV, e ressaltou a importância do evento. 

“O Leonardo Andreotti tem um dinamismo e um entusiasmo muito grande com os cargos que ocupa. Fico muito feliz de ter ele como parte da CBV e agradeço sua disponibilidade para participar nessa noite tão marcante”, afirmou Radamés Lattari.  

Na sequência da sétima semana será a vez do episódio “Atletas brasileiros no Hall da Fama – Praia”, décimo primeiro da série “Vôlei em Casa”, no YouTube da CBV, com a participação de Adriana Behar, Shelda, Sandra, Jackie Silva, Loiola, Zé Marco e Emanuel também às 20h.

A ‘Academia do Voleibol’ já proporcionou outras 18 reuniões virtuais com temas variados sobre vôlei de praia, vôlei de quadra e Comissão Nacional de Treinadores (Conat). O conteúdo posteriormente também fica disponibilizado no YouTube da CBV. 

Confira abaixo as palestras já realizadas:

"Gestão e preparação de equipe”, com o técnico da seleção brasileira masculina, Renan.

"Detecção de talentos e iniciação da modalidade", com o técnico da seleção de base masculina de vôlei de praia Robson Xavier.

“Paixão e estratégias de coping de atletas da modalidade no contexto nacional”, com Nayara Fernandes, doutoranda de Educação Física UEM/UEL, Lucas Palermo, auxiliar técnico do time Ágatha/Duda, Fernando Mari, preparador físico da AMVP, de Maringá (PR), e Robson Xavier, técnico das duplas da AMVP.

"Desafios da nova geração", com o técnico da seleção brasileira feminina, José Roberto Guimarães.

"Preparação física em todos os níveis de treinamento", com o preparador físico medalhista olímpico Oliveira Neto.

"Sistemas de ataque 5:1", com os professores Carlos Henrique Ribeiro Moreira, Fabiano Girotto Assis e Fernando Mendes Rabelo.

"Planejamento e preparação técnica da seleção sub-21", com o técnico Giovane Gávio.

"A importância do esporte na escola", com o gerente executivo de desenvolvimento esportivo do COB, Kenji Sato.

"Instituicionalização do vôlei de praia", com os treinadores Giuliano Sucupira, Leopoldo Sindice, Leandro Garrot e Joanildo Costa Júnior.

"Análise e desafios, propostas para a base", com o técnico Hairton Cabral.

“Gestão e preparação de equipes durante um ciclo olímpico”, com o técnico Leandro Brachola, campeão da Rio-2016 com Alison/Bruno Schmidt, e classificado para Tóquio-2021 com Alison/Álvaro Filho.

“O papel de cada jogador e a individualização da recepção”, com apresentação e debate de artigo apresentado no nível IV pelos treinadores Ricardo Royes dos Santos Moura, Marcus Antônio Bichini Junior e Robson Luiz Rodrigues.

“Necessidades técnicas na seleção de base”, com Fabiano Ribeiro, o Magoo, técnico da seleção brasileira sub-19 masculina.

"Transformando sonhos em vitórias", com os atletas de vôlei de praia Alison e Ágatha.

“Treinadores brasileiros de vôlei de praia: conhecimento e competências”, com apresentação e debate de artigo apresentado no nível IV pelos treinadores Ana Rita Muniz Divino, Francisco de Oliveira Neto, Ivomary Ramos Missaka e Márcio Mário Artur de Oliveira 

"Liderança consciente", com o ex-atleta olímpico e coach do COB, Antônio Carlos Moreno.

“Arbitragem contemporânea”, com o árbitro internacional Paulo Turci.

“Lei de incentivo e captação de recursos públicos’, com o advogado especializado em Direito Esportivo, Dr. Vantuil Gonçalves. 

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro
 


Parceiros Oficiais